terça-feira, 28 de julho de 2015

Preciso dar complemento até o leite descer?


Resolvi abordar este tema porque dar complemento até o leite descer é uma das grandes causas do desmame precoce e da confusão de bicos.
A resposta é NÃO!
NÃO é preciso dar complemento até o leite descer e vou explicar por quê.
Claro que toda regra existe exceção, por isso é muito importante ser acompanhado por alguém especializado em amamentação para que cada caso seja analisado individualmente.
Muitas mães se sentem inseguras nos primeiros dias de amamentação, tudo é muito novo, nutrir um ser tão pequeno e dependente deixa as mães ansiosas.
Por isso vou explicar brevemente como ocorre o início da produção do leite e vocês verão que todas temos leite suficiente para cada fase do bebe.
Durante a gravidez, especificamente após a 20ª semana de gestação, a mama já está pronta para produzir leite, que chamamos de pré-colostro, mas o faz em pequena quantidade, porque a placenta inibe a ação do hormônio responsável pela produção do leite (a prolactina).
Com o parto e a saída da placenta, ocorre um aumento na concentração da prolactina no sangue, induzindo o início da produção do leite (colostro). E então, entre 24 a 48 horas após o parto, as mamas aumentam de tamanho, ficam mais quentes, sensíveis e dolorosas, o que chamamos de Apojadura e logo depois a descida do leite.
A mãe deve se manter calma e acreditar na fantástica capacidade adaptativa da mama em produzir o melhor alimento e de forma adequada para cada criança, pois o stress pode  atrasar a descida do leite.
ATENÇÃO: Antes da apojadura as mães produzem o colostro, que é um líquido amarelo, espesso e denso, capaz de nutrir e satisfazer o bebê até a apojadura.
Olha como a natureza é sábia!
Ao nascer, o estômago do bebê é bem pequeno e o colostro é o alimento ideal para que ele se adapte a nova vida, então porque nós mamães deveríamos ter muito leite nos primeiros dias após o parto? Com certeza isso só iria atrapalhar.
O que faz as mães pensarem que não tem leite suficiente?
·         Mamadas frequentes: Nos primeiros dias o bebê precisa ser amamentado frequentemente, isto significa de 10 a 12 vezes por dia, pois o seu estômago é bem pequeno e o leite materno de fácil digestão.
·         O choro do bebê: O choro é a única maneira que o bebê tem de se comunicar e não só de fome o bebê chora. Pode chorar de dor, calor, frio, fralda suja, necessidade de ficar perto da mãe entre tantas outras coisas.
É muito importante que a mãe acredite na sua capacidade em amamentar, que tem sim leite suficiente para nutrir o seu bebê. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido. 


Sem comentários:

Enviar um comentário